Se você quer ajudar alguém em luto por suicídio

Caso você esteja preocupado e queira ajudar alguém ou alguma família que está passando pelo luto por suicídio, saiba que sua ajuda é de grande valia.

Muitas vezes, o sobrevivente se sente mais isolado do que realmente está, portanto, insista um pouco e veja se ele recebe a sua ajuda.

Existem muitas coisas que podem ser feitas para ajudar. A primeira, e mais importante delas, é estar aberto e disponível para ajudar.

A segunda é sempre checar com a pessoa e com a família qual o tipo de ajuda ela acredita que precisa no momento e se aceita a sua ajuda.

Outras formas de ajudar:

  • Estar presente, genuinamente, e aparecer. Muitas vezes, apenas a presença de alguém pode ser a ajuda que a pessoa precisa naquele momento.
  • Escutar com atenção. Ouvir as histórias, comentários, ver fotos e escutar histórias daquele que morreu.
  • Deixe a pessoa chorar e expressar seus sentimentos mais profundos e doloridos.
  • Lembrar que, talvez, não falar sobre a pessoa que morreu, geralmente, dói mais do que falar.
  • Não se preocupar em perguntar coisas sobre quem faleceu ou falar o seu nome.
  • Oferecer ajuda prática: fazer compras, comida, pegar as crianças na escola etc.

É importante que você saiba que cada um lida com a morte de alguma forma, dentro de uma mesma família e que, geralmente, existem vários tipos de enfrentamento.

Sugerimos que você leia a pagina SE VOCÊ PERDEU ALGUÉM PARA O SUICÍDIO, pois ela pode te ajudar a entender um pouco mais o que pode estar acontecendo.

Conheça nosso Grupo de Apoio à Sobreviventes

Veja mais artigos sobre o assunto